Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Destinos

Castro Laboreiro e Melgaço

home-slider-top

Por terras onde o verde domina

A duas horas do Porto e a cerca de cinco de Lisboa, inseridas no maravilhoso Parque Nacional Peneda-Gerês, numa região onde o verde domina (e também se bebe, já que é aqui que se produz o famoso vinho Alvarinho), a aldeia de Castro Laboreiro e a vila de Melgaço estão de braços abertos para receber todos quantos queiram descobrir as suas belezas, a sua História, cultura e tradições e a sua deliciosa e irresistível gastronomia.

CASTRO LABOREIRO
Apurada como finalista na categoria de Aldeias Remotas no concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias (cuja Gala Finalíssima se realiza a 3 de setembro, com transmissão na RTP), Castro Laboreiro, uma das freguesias de Melgaço, possui um património histórico e arquitetónico de grande riqueza.

De destacar a mancha megalítica que se encontra dispersa por uma área superior a 50 km2, pontuando a despida vastidão planáltica da parte nordeste da freguesia, onde é possível encontrar gravuras e pinturas rupestres, mais de uma centena de dólmenes datados de há 5000 anos, e cistas (monumentos megalíticos funerários).

Mais recentes – mas nem por isso menos importantes – e também merecedores de uma visita atenta são o castelo de Castro Laboreiro, edificado no século XII e hoje classificado como monumento nacional; o pelourinho em estilo manuelino construído em 1560; os fornos comunitários, utilizados pelos habitantes da localidade com o objetivo de cozer (na maioria dos casos) a massa da broa que tinham acabado de fazer; os vários moinhos e espigueiros espalhados pela localidade; as pontes representativas das épocas romana e medieval, das quais sobressaem a ponte Nova ou da Cava Velha e a ponte Velha, que atravessam o rio Laboreiro; as casas típicas castrejas, algumas delas recuperadas para servirem de alojamento aos turistas; o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, que dá a conhecer os hábitos, costumes e tradições das gentes da terra e o Canil da Raça do Cão Castro Laboreiro, que tem como objetivo a preservação e valorização desta raça canina mundialmente conhecida.

MELGAÇO
São cerca de 20 quilómetros que separam Castro Laboreiro da vila de Melgaço. O Centro Histórico, pleno de seculares ruas, travessas e vielas é de visita obrigatória, até porque é aí que se encontram alguns dos monumentos mais emblemáticos da localidade, entre eles o Castelo, a Torre de Menagem e o seu Núcleo Museológico e o Solar do Alvarinho.

Mandado edificar por D. Afonso Henriques, entre os séculos XII e XIII, o Castelo é o primeiro polo da fronteira do Minho com a Galiza. Da primitiva construção subsiste a altiva Torre de Menagem, dedicada atualmente ao Núcleo Museológico, onde estão expostos artefactos e achados arqueológicos que contam a História da região.

Apelidado de Edifício dos Três Arcos, o Solar do Alvarinho vale duplamente a visita: pelo seu todo arquitetónico, que o torna num dos solares seiscentistas mais emblemáticos da região, e pela sua atual dedicação ao famoso vinho da região.

Também as centenárias Termas de Melgaço são imperdíveis. Erigidas num parque onde a água das nascentes minerais com virtudes terapêuticas e dos três ribeiros que o cruzam é uma presença constante, são um local de relaxamento e bem-estar.

Onde dormir


MELGAÇO ALVARINHO HOUSES

É num cenário de idílica ruralidade, entre vinhas de Alvarinho e as águas de um regato que correm para o rio Minho que se localiza este espaço de agroturismo composto por duas casas.
A Casa Clérigo, de estilo rústico, tem linhas simples e a pedra tipicamente minhota contrabalança com o calor da madeira que confortavelmente aconchega o seu interior. De tipologia T2, tem no piso térreo o espaço social, com uma kitchenette totalmente equipada ligada à zona de refeições e de estar. O piso superior integra dois confortáveis quartos, com casa de banho privativa.
A Casa das Vigotas, de estilo contemporâneo, tem o rés-do-chão pensado para os momentos de convívio e de refeições, com uma cozinha totalmente equipada e uma zona de refeições e de estar, em plano aberto. Um pouco acima, uma mezzanine, dedicada também a zona de estar, e um quarto para descanso. No piso seguinte, dois quartos aconchegantes, com vistas deslumbrantes até à vizinha Espanha.

Onde comer


MIRADOURO DO CASTELO

Aberto desde 1989, foi um dos primeiros restaurantes de Castro Laboreiro e rapidamente se transformou numa referência da região. Com sala panorâmica convidativa, oferece uma ementarecheada de propostas da gastronomia local, destacando- se o pão frito com chouriço, o fumeiro regional, o caldo no pote, o cabrito assado no forno, o borrego da região grelhado, o bacalhau com broa, o queijo de ovelha com mel e o bucho doce. Todos estes petiscos podem ser acompanhados com vinhos regionais.

ADEGA DO SOSSEGO

Desde 1991 que este restaurante procura dar a conhecer os sabores da autêntica cozinha caseira e regional. Funciona numa antiga casa rural restaurada, onde não faltam o teto com vigas de madeira, as paredes de pedra decoradas com pratos, os móveis de madeira escura e pesada, com portas de vidro. É neste ambiente calmo e aprazível que se podem degustar delícias como sável frito com arroz debulho, truta grelhada com presunto, lampreia de cabidela com arroz ou à bordalesa, vitela grelhada à Sossego e galo de cabidela.

BUFFALO - GRILL & BAR

Um espaço com um conceito novo, uma atmosfera relaxada e elegante num local aprazível e rico em tradição e história local. No Buffalo poderá degustar uma gastronomia diversificada, com novos sabores de várias partes do mundo, tapas e cozinha regional. Poderá também desfrutar de uma escolha requintada de vinhos, espumantes e champanhes.

INFORMAÇÕES

MELGAÇO ALVARINHO HOUSES
Lugar de Pinheiro, Paderne, Melgaço
Tel.: 918 685 595


MIRADOURO DO CASTELO
Vila, Castro Laboreiro
Tel.: 251 465 469


ADEGA DO SOSSEGO
Peso Paderne, Melgaço
Tel.: 251 404 308


BUFFALO – GRILL & BAR
Folia,- Remoães, Melgaço
Tel.: 251 418 190

Mais destinos