Dificuldade:
Custo:
Tempo de Preparação:
Tipo de Refeição:
Ocasiões:
Chef:

Blog

Receita: Granizados de vinho

| Gourmets Amadores

21-08-2017 12:08

Mais sobremesa que bebida, os granizados são bem-vindos quando as temperaturas sobem e as refeições pedem um final doce e fresco para ir apreciando enquanto se conversa. As técnicas para conseguir a textura característica dos granizados são várias, desde a utilização de gelo picado à criação dos pequenos cristais raspando com um garfo à medida que a mistura líquida vai congelando. Também os ingredientes e o grau de doçura são considerados, usando-se frequentemente fruta para conseguir cor e sabor e ervas frescas para servir. Para experimentar, duas sugestões muito fáceis, com vinho branco e com vinho tinto e muita fruta para adoçar!

Granizado de vinho branco (com manga e maracujá)
(8-12 doses)

750 ml vinho branco* (por exemplo, Sauvignon Blanc ou Chardonnay), muito frio
400 g polpa de manga congelada
sumo de 1 limão médio
2-3 colheres de sopa de mel
cubos de gelo
4 maracujás, para servir
8-12 folhas de hortelã

Coloque a polpa de manga congelada, o sumo de limão e metade do vinho no liquidificador e bata até obter uma mistura homogénea. Vá juntando, aos poucos, o restante vinho e 3-4 cubos de gelo e bata novamente. Adicione mais gelo se estiver líquido. Adoce a gosto com o mel e mexa. Sirva com uma colher de polpa de maracujá em cada copo e uma folhinha de hortelã.

--

Granizado de vinho tinto (com mirtilos e líchias)
(8-12 doses)

750 ml vinho tinto* (por exemplo, Syrah ou Touriga Nacional), muito frio
250 g mirtilos congelados
250 g líchias, escorridas e colocadas no congelador 2-3 horas (1 lata)
sumo de 1 limão médio
2-3 colheres de sopa de mel
cubos de gelo
8-12 folhas de manjericão, para servir

Reserve 8-12 líchias para decoração e coloque as restantes, juntamente com os mirtilos congelados, o sumo de limão e metade do vinho no liquidificador e bata até obter uma mistura homogénea. Vá juntando, aos poucos, o restante vinho e 3-4 cubos de gelo e bata novamente. Adicione mais gelo se estiver líquido. Adoce a gosto com o mel e mexa. Sirva com uma colher de polpa de maracujá em cada copo e uma folhinha de hortelã.

* Devem utilizar-se vinhos simples, que não sejam muito caros.
** Pode fazer-se apenas meia receita, para aproveitamento de vinho.

,